Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

[blog-TERNURA DE DEUS] SP terá de indenizar aluno ofendido por atividade de c...

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Simplesmente SôniaMaria <sonia.pfeliz@gmail.com>
Data: 26 de agosto de 2010 22:17
Assunto: [blog-TERNURA DE DEUS] SP terá de indenizar aluno ofendido por atividade de c...
Para: sonia.shafa@yahoo.com.br


[http://redir.folha.com.br/redir/online/emcimadahora/rss091/*http://www1.folha.uol.com.br/saber/789547-sp-tera-de-indenizar-aluno-ofendido-por-atividade-de-conteudo-racista.shtml]

::Mas eu adorei esta decisão da Justiça em São Paulo....E coloquei esta foto lembrando da nossa Comunidade em Porto Feliz, onde  podemos ver a diversidade  humana, e lembrando do trabalho da Associação Monte Carmelo, Escola das Virtudes-ONG-Bahái ,onde as crianças são educadas para erradicarem pre-conceitos alimentados pelos seres humanos em todo o planeta.
Mas num país, como o Brasil, onde a diversidade é grande, a gente fica mais chateada ainda, com estas posturas absurdas, inconveniente, inadequadas, causadoras de sofrimento  e danos na mente, no coração e na alma.. "
 No menino de São Paulo, criou fobia necessitando de suporte..
Bem a professora  é que precisa de tratamento ,além da punição...
Então  lembrei-me de uma história real da minha vida ,quando Enfermeira de Saúde Pública no sul do Brasil,visitando uma cidade onde a maioria dos habitantes eram "brancos" ou "bugres"(denominados assim pela mistura de grupos étnicos diferentes .
Bem, tínhamos ido ao Município à convite do Secretário de Saúde e Depto de Educação ,para um Dia de Prevenção da AIDS com os jovens e uma Oficina Pedagógica a tarde com os professores..
Chegando no local, havia mais de 100 jovens reunidos, esperando com expectativa: maioria louros, olhos claros, cabelos louros..
Na abertura do Evento, a Chefe do Depto de Educação, ao dar inicio ao mesmo, falou  para minha supresa ,(o ano era 2000)com a seguinte mensagem:
"Bem hoje teremos um momento especial sobre a AIDS, mas como vocês são louros,bonitos e fortes e não são como os nordestinos morenos e feios, não, estarão muito sujeitos à AIDS ....e foi falando de maneira irresponsável, alimentando o racismo cultural....
Eu fui ficando angustiada, cutuquei minha chefe e disse-lhe,:"Pena que ela não sabe que eu sou Nordestina.!
Então, disse criatura -autoridade de Educação (?)para falar sobre o assunto, convidamos a Enfermeira Sõnia que apresentará o Tema.
Nesta hora, minha indignação era do tamanho do planeta, e as palavras sairam do fundo do meu coração na troca deste argumento irresponsável, errado, inadequado, e cheio de mensagens racistas:e uma ameça ao Programa da AIDS.
Eu disse-lhes ,então:
"Bom-dia, primeiramente gostaria de dizer a voces que sou Nordestina!!!!.E que a transmissão da AIDS não tem nada a ver com beleza externa, cor da pelo, origem étnica., religiosa,social, cultural, e o que foi dito porque os nordestinos são grupo de maior risco a AIDS é totalmente incorreto.
Afinal de contas eu estava com alguém responsavel pela Educação do Município,promovendo falta de informação e alimentando bobagens e absurdos..! Fiquei, estupefata,indignada, tive que me reorganizar mental e espiritualmente  para continuar o trabalho o dia inteiro., não acreditava que em 200 eu presenciava atitudes de racismo cultural...
E a Chefe do Departamento de Educação, que  não tinha nada a ver fisicamente com a turma dos jovens- ela também era uma mistura de diversidade étnica::
Quando fiz esta apresentação ficou cinza, e pensei vai enfartar.!!!..Não esqueço aquele dia.
A tarde, com os professores, ela não conseguia olhar direito para mim.Talvez tenha aprendido uma lição de não falar besteiras, absurdos perante uma sociedade e estimular atitudes preconceituosas, ao mesmo tempo colocar em risco os ditos brancos....
Penso que deve ter recebido uma lição, onde o que ela quis humilhar, voltou-se para a mesma...
E sempre que posso conto esta história real...Cuidado !
O racismo , os preconceitos, a intolerância, e alimentação dos preconceitos estão aí, submersos no sub-consciente coletivo.....
Agradeço a Deus, ter encontrado a Mensagem Bahái e confirmado a verdade de que existe uma só Raça - A Raça Humano, tão diversa como um jardim florido.Sõnia.

"Somos frutos de uma só árvore, flores do mesmo jardim, ondas de um só mar, estrelas do mesmo céu."Baháu'lláh.

..

http://www1.folha.uol.com.br/saber/789547-sp-tera-de-indenizar-aluno-ofendido..." target="_blank">SP terá de indenizar aluno ofendido por atividade de conteúdo racista: "A Justiça condenou o governo de São Paulo a pagar R$ 20,4 mil de indenização a uma família que disse que o filho foi vítima de racismo em aula na rede estadual. A professora propôs atividade que apresentava pessoas de diversas cores, sendo o vilão, preto. O caso ocorreu em 2002. Segundo o laudo citado na decisão, um aluno negro, que estava com sete anos à época, passou a ter "quadro de relativa fobia em relação ao ambiente escolar e desenvolveu maior irritabilidade nos demais ambientes". A sentença não cita os nomes dos envolvidos. A 5ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo entendeu que "a linguagem e o conteúdo utilizados nos textos são polêmicos, de mau gosto". A Justiça entendeu que os pais do aluno também sofreram danos morais. A Procuradoria-Geral do Estado analisa se recorrerá da decisão. http://www1.folha.uol.com.br/saber/789547-sp-tera-de-indenizar-aluno-ofendido..." target="_blank">Leia mais (26/08/2010 - 19h48)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai