Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Novo índice social da ONU avalia saúde, educação e trabalho — EcoDesenvolvimento - Sustentabilidade, Meio Ambiente, Economia, Sociedade e Mudanças Climáticas.

Com este novo indicador ,com certeza os Gestores Públicos irão  revejer a Politica de Saúde de Educação, de Desenvolvimento de Planejamento e outros  setores no Brasil e  no mundo.
É necessário esta  nova visão de que :"melhorar o nivel de saúde de uma sociedade nem sempre está ligado a fator de crescimento eonomico simplesmente." Se fosse assim, O Brasil estaria numa situação excelente e privilegiada em relação aos outros paises, já que se considera que o crescimento eonomico no Brasil em meio a toda Crise Mundial foi o menos afetado. Mas o que vemos?
U ma sociedade pouco cidadã,  com indice alto de analfabetismo principalmente entre as mãe e mulheres,  ainda baixo grau de escolaridade em alguma regiões como no Nordeste e no Norte,, hábitos e percepções em relação a saúde, não valorizados ou percebidos sua influência,por pouco  conhecimento,dos profissionais de saude ,uma parte, até distante da realidade humana, demanda reprimida, acesso difícil aos serviços de Saúde, Conselhos Municipais de Sáude na sua maioria frágeis ,e muitos inoperantes, com. uma sociedade  meio estática  como um todo,sem participar das mudanças necessárias, primeiramente dentro de seu próprio núcleo familiar e se estendendo a sociedade. Já sabemos há anos, que a mortalidade infantil e materna, não  tem diminuído satisfatoriamente .apesar de novas estruturas e tecnologias. Não cairá o suficiente diminui, se não houver promoção e educação das mães, das mulheres e da comunidade..
Sabemos também o que alto indice de Tuberculose no país , nao tem caído como o esperado, pela baixa  adesão inclusive de muitos profissionais de saúde, que desconhecem o impacto da mesma e de  outra doenças e morbidades ligadas  a situação de privações tais como: acesso ainda difícil aos Serviço de Atenção Básica, deficiências nutricionais, água, meio -ambiente.etc,educação , falta de trabalho, habitação inadequada, calamidades. nas camadas mais vulneráveis:como os boia-frias, os sem teto, sem emprego, os desabrigado,os idosos  os envolvidos na drogadição, e  adoção como valor social do uso do álcool , estimulado por alguns pais já no inicio da adolescência.O alcoolismo, como algo que faz parte da cultura de bem-estar, da festança, da comemoração.etc. O Brasil investiu no programa anti-fumo, mas não tem fôlego ou vontade política para realizar uma Campanha anti-alcool  para   melhorar o nivel de saúde integral da população...
O impacto do alcoolismo nos portadores de Hanseniase, Tuberculose, hepatopatias, doentes mentais,  todos nós Profissionais de Saúde Pública sabemos o dano,pois pacientes que usam drogas no tratamento específico nestes agravos  que  são capazes de causar lesões hepáticas  apenas com o uso dos próprios medicamentos, ou pelos vírus,associadas com o uso do álcool agrava ainda mais o estado de adoecimento do mesmo e.talvez constitua  um dos  fatores que deve ser trabalhado para evitar danos mais  severos nos pacientes.
O uso indiscriminado de agrotóxicos  no páis, também contribuindo para acelerar processo de lesões em muitas doenças...
Gostei demais agora desta visão, pois quando era Sanitarista, e trabalhávamos com  com IDH, o indicador não refletia toda situação de agravo social e nem valorizava o desemprego, a baixa instrução,a pouca ênfase no Saneamento.
 Adquirir melhores condições de saúde, está ligado a qualidade de vida, e esta questão passa pelo valorização do ser humano, pela educação , pela cidadania em saúde, pela participação nas Políticas Sociais , no tal do Controle Social do SUS...

Penso que o Brasil, deve ser humilde, não ficar afirmando que o nivel de Saúde melhorou, pois indicadores continuam aumentando no Brasil:aumento da mortalidade materno porque não se investe  o suficiente num Programa de
 Humanização do Parto(afinal a população como um todo sabe o que é isso?), os casos de Hanseniase estão sub-diagnosticados, a doença diagnosticada tardiamente mantendo taxa alta de seqüelas..
As diarréias infantis continuam sendo causadoras da desnutrição infantil, por questões de saneamento inadequado e  poucas ações ações de promoção da saúde, apesar do esforço do PSF no páis. Mas faltam trabalhadores.... Mas como manter PSF se são terceirizados? Porque os profissionais do PSF  e do Combate ás Endemias não fazem parte do quadro de trabalhadores das Secretarias Muncipais de Saúde, se é esta metodologia a mais próxima da realidade comunitária e pode ser a melhor ferramenta para o planejamento local? Está junto aos valores culturais, as dificuldades reais da comunidade..
Então vem as epidemias de DENGUE, sempre virão com a mudança climáticas agora mais instável, com a fragilidade dos trabalhadores e participação  ainda insuficiente  da sociedade.
Lembro-me da antiga SUCAM - era um organização sanitária que dava certo..Mas era Federal.Repassou-se a responsabilidade para os Estados e Municípios, mas se fragilizou o Programa de Combate as endemias em um momento onde os agravos ao meio-ambiente ,tornam estas ações prioritárias ,que devem ser fortalecidas e administradas com mais fortalecimento do Program

Acho que êste novo Indicador vai poder trazer para fora, aqueles valores e situações que realmente interferem nos niveis de desenvolvimento social e humano dos países.
Desenvolvimento  humano não  é garantido apenas pelo crescimento econômico.
A situação dos Direitos das Crianças na Saúde pelo menos nos anos que trabalhei, principalmente após a década de 1980, apesar da Implantação do PSF, os Serviços de Saúde nem sempre tem Sala de Puericultura-que sempre foi a area mais especial dos Serviços de Saúde no passado. Quando o UNICEF implantou as Ações Básicas para a melhoria da da Saude Infantil, ajudamos a montar muitos espaços de Puericultura, envolvendo pediatras, Enfermeiras, Técnicos , auxiliares,agentes e a comunidade. de mães e mulheres.
Bem apenas refletindo, dando um parecer baseado na vivencia em Saúde Pública no SUS-Brasil...
Simplesmente, Sõnia Maria
Novo índice social da ONU avalia saúde, educação e trabalho — EcoDesenvolvimento - Sustentabilidade, Meio Ambiente, Economia, Sociedade e Mudanças Climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai