Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Semana Mundial de Aleitamento Materno - Um esforço Mundial sempre a ser apoiado

Semana Mundial de Aleitamento Materno - Um esforço Mundial sempre a ser apoiado: "
Como Enfermeira Obstétrica e de Saúde Pública sempre estive como Enfermeira a nivel Central , Regional e Local, Responsável e envolvida nestas Semanas Mundiais de Aleitamento, coordenando as mesmas em varias cidades do Paraná, pela Secretaria Estadual de Saude .
Há um ano e 8 meses aposentada, quando fui morar em Porto Feliz-SP, atuando como Voluntária Bahái, fizemos a Semana Mundial com apoio do SENAC, Associação Monte Carmelo(ONG-Bahá'i) Associaçãao Comercial de Porto Feliz no Projeto Jovem Aprendiz e apoio da Secretaria de Bem-estar Social do Muncipio. Foi uma tentativa cidadã, que envolveu algumas forças comunitárias.
O melhor momento do esforço foi com os Jovens do Projeto Jovem aprendiz e pudemos perceber através da Oficina que os mesmos nunca tinham tido nenhuma informação sobre o assunto , nem sabiam que existiam Semanas Mundiais de Aleitamento Materno. Vimos na avaliação final , que a oficina sensibilizou-os e sei que todos hoje tem uma nova visão e informações sobre este que é o Mais Barato, Mais Efetivo, Mais Saudavel alimento para Bebês, e que a falta de informação tem sido a maior fator de desameme no mundo.
A Organização Mundial de Saúde até orienta a importância desta informação , promoção junto as crianças, em especial as meninas.
Nós profissionais de Saude sabemos, em especial os profissionais de Enfermagem o impacto do abandono na saude infantil- desnutrição, diarréias, baixa imunidade, aumento da taxa de morbidade e mortalidade no primeiro ano de vida.
Por isto sempre vi e vejo que tudo começa com bastante informação sobre o assunto, e temos tanto material adequado com as nNormas Internacionais de Aleitamento Materno.
Mas, quero falar do momento mais importante no pré-natal para garantir melhor amamentação: o exame das mamas das gestantes e os cuidados com os mamilos para preparar os seios para a amamentação, e infelizmente ,os Serviços Públicos de Saúde, os conveniados , e até os particulares investem pouco nestes e muitas gestante nem são examinadas no primeiro atendimento.. O segundo fator importante, além das informação adequada e correta é o momento do pós-parto imediato onde uma séries de fatores podem causar stress e inibir a saida do leite, e é neste momento que as mães necessitam de suporte técnico ou de alguem da familia que também esteja bastante capacitado para ajudar no processo de amamentação- massagens adequadas para desobstruir os nódulos eoutras dificuldades.
Este momento é o momento mais vulverável da garantia da Amamentação:todos dão opinião a mãe, muitas ma~es não mt~em lcoal adequado para manter a calma e o silencia, e o choro persistente eincomoda a todos, preocupa a todos e todos nçao querem ver o beb~e coitadinho chorar de fome. Então nesta hora , a ",Mamadeira entra em cena", acalma a todos porém torna-se a maior inimiga da Amamentação.
Mujitos serviços de Saude tem suporte de apoio as mães neste priemrios dias. Em Curitiba- na Secretaria de Saude do Muncipio onde trabalhei , tinhamos uma Equipe de suporte por telefone e para visitas de urg~encia. Também era sistematizada a visita ao lar, para todas as mães nos primeiros dias de vida.
Bem deixo esta mensagem, baseada numa vivência prosiional durante mais de 35 anos.
Estarei colocando viédos e o material que produzi direcionado as gestantes, familiares na Educação sobre ASleitamento Materno, que fornec[íamos as gestente nos espaços sociais e que usamos na Semana Mundial em 2009 por lá.
Um abraço, encerrando com a Oração Bahái sobre o momento, que também a dávamos de presente as mães e gestantes;
"Ò Deus! Educa esta criancinha no regaço de Teu amor, e do seio da Tua providência, dá-lhe o leite. Cultiva esta planta fresca no jardim de rosas de Teu amor, e nutre-a com as chuvas da Tua generosidade.Faze-a uma criança do reino e conduze-a ao Teu domínio celestial. Tú és, o Dispensador de Graças, o Generoso, o Senhor de insuperável generosidade."Abdu'l-Bahá
Amamentação é um momento de intimidade, de comunhão com este novo ser tão frágil, tão doce..Um momento de espiritualidade também.
Neste momento, cantar e entoar orações e canções de ninar, mantém a calma, serenidade de ambos,tudo que é necessário para amamentar-Sônia

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai