Powered By Blogger

domingo, 8 de agosto de 2010

Você sabe quem é Dr. Sérgio Pena ?Leio seu Livro "Humanidade sem raças"-


Comprei o Livro "Humanidade sem raças" através da Internet, pela Editora da Folha, pois o titulo era sugestivo.
Afinal,como Bahái,acreditando na Revelação de Bahá'u'lláh quando Declarou a "Existência de uma só raça- a Raça Humana!, isto no século XIX, pensei, isto deve ser especial. E era mesmo.!Pois quando falamos deste conceito do ponto de vista espiritual/religioso algumas pessoas não valorizam , mesmo assistindo os absurdos que têm sido manifestados na sociedade em relação ao preconceitos,divisões humanas-raças, classe, religião, etc
Mas quando o conhecimento científico está ao lado do  Conhecimento Divino,  então o argumento não é desprezado por uma humanidade tão cética. 
Afinal de contas estamos na época do genoma !

E foi através do Genoma, que este médico estudou o assunto e fez sua pesquisa.

 Dr. Sérgio Pena,é médico, professor titular do Departamento de  Bioquímica e Imunologia da UFMG, e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (podem acessar o site da Academia e ver mais dados sobre o autor. 
Na contra-capa do Livro encontramos o seguinte texto: 

Não existem "raças humanas. Elas são produtos da nossa imaginação cultural, um conceito empregado não só para estudar populações, mas também para criar esquemas clássificatórios que parecem justificar a diminuição de alguns grupos por outros.
Sabendo disto devemos fazer todo esforço em prol de uma sociedade desracionalizada que valorize e cultive a singularidade do indivíduo na qual cada pessoa tenha a liberdade de assumir uma pluralidade de identidades. Este sonho está em sintonia com o fato demonstrado pela genética moderna:cada um de nós, tem uma individualidade genômica absoluta, que interage com o ambiente para moldar sua exclusiva trajetória de vida.

Eu, como nordestina, com várias identidade>,africanas, indígena, italiana,portuguesa então fico contente, com tudo isto, e como Bahái ainda mais...Toda esta nova compreensão cientifica acaba de vez com a Supremacia de uma "raça sobre outra", de um grupo sobre outro, de uma classe social sobre outra...

Há uns 4 anos atrás , estava no litoral de Santa Catarina, e fui numa padaria, o homem me olhou e disse a Sra é índia? Eu disse, com certeza devo ter algo indigena, pois meus descendentes antigos eram indígenas em Alagoas,, meus olhos tem pouco cílios, meus olhos são meio rasgados, meu cabelo liso. Outras vezes as pessoas perguntam a Sra é libanesa, é iraniana?
Mas quando falo que tenho descendência afro, o pessoal não acredita!
Meu pai era filho de italiana, mas parecia tanto com Ghandi!

Eu adorei comprar este Livro ,ainda não li tudo! è fino fácil e de fácil leitura, pois o autor escreve numa linguagem acessível a todos Mas tem uma historia no final contada pelo autor que vale a pena ser citada:

 Na pagina 62, ao encerrar o assunto, ele relata que o Escritor moçambicano Mia Couto, em seu notável notável conto"O Embondeiro que Sonhava Pássaros" relata a prisão de um personagem negro chamado João Passarinheiro que, como o nome indica, vendia pássaros (uma espécie de papagaio moderno).Em suas declarações à policia, foi inquirido sobre sua raça e respondeu:
      -A MINHA RAÇA SOU EU, JOÃO PASSARINHEIRO.convidado a explicar-se , acrescentou:
-MINHA RAÇA SOU EU MESMO.A PESSOA É UMA HUMANIDADE INDIVIDUAL. CADA HOMEM É UMA RAÇA, SENHOR POLÍCIA..."

Bem, se desejarem comprar o livro procurem na Editora da Folha-EDIFOLHA.
Mais informações sobre Dr. Sérgio D.J.Pena,podem procurar na Internet.

NOTA ESPECIAL:
DR. SÉRGIO também criou a Fundação Danilo Pena(FUNDAPE) que dá bolsas de estudos para alunos carentes de grande potencial intelectual escolhidos por meio  de concurso público - MG

Boa semana-Sõnia

Um comentário:

  1. Parabéns, Sonia, pela iniciativa de criar e manter um blog com ricos conteúdos e temas da atualidade! Gostei da variedade de textos e videos, muita coisa interessante!!!!

    Siga em frente!!!!

    Abraços, Feizi

    ResponderExcluir

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai