Powered By Blogger

domingo, 29 de agosto de 2010

Contorle Social do SUS- por onde começar?


Talvez  este não seja o momento mais adequado ,para iniciarmos nossa Campanha  à  população sobre " Controle Social no SUS", mas farei apenas algumas  considerações.
Diariamente ,vemos denuncias de atendimentos inadequados, insuficientes,  negligentes  em alguns  momentos,demanda reprimida, uso dos Hospitais para atender pacientes que deveriam ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde
.Unidades,que a população muitas vezes diz que:
"Não  funcionam bem, não atendem bem. não tem médicos suficientes, temos que ficar na fila desde a madrugada para conseguir consulta..." e por aí afora..
Os Prontos Socorros e Hospitais ficam  lotados, o caos se estabelece, e ficamos com a sensação de  que cada dia  que passa, piora mais o atendimento dado pelo SUS.
Será que compreendemos o que é Atenção a Saúde? Onde começa? Quem faz?
Onde reclamar sobre o atendimento inadequado, onde buscar respostas  ou sugerir medidas para que a Unidade Básica de Saude funcione adequadamente?
Sem a participação dos usuários  e da comunidade nestas soluções, , os Serviços de Saude talvez continuem a funcionar de maneira que não atendam as necessidades e expectativas  reais da população.
Uma compreensão que Posto de Saúde ou Unidade Básica de Saúde é vista como um lugar onde tem ou não tem médico, para atendera a todos , em qualquer hora precisa ser mudado .
A Unidade Básica de Saúde, a Porta de Entrada para Atenção  Básica a Saúde tem uma Equipe Multi-profissional, se não tem, deveria ter, para atender as pessoas que a procuram, sejam por motivos de adoecimento, seja para controle de saude, como pré-0natal, puericultura, exame preventivos de câncer , imunização etc.
A Unidade Básica sempre tem pessoal em todos os horários..
Parece que o que falta é respostas  aos pacientes angustiados, e confusos,  orientações  e encaminhamentos que assegurem não só o atendimento dos doentes , mas também  o que cada um está buscando.Orientação?.,Suporte? Encaminhamento? Atendimento imediato?.
Quando a Unidade Básica fica centrada no modelo de resposta:" agora não tem médico, ela não está cumprindo seu papel. definido no SUS.
Minha experiencia em Saúde pública com Enfermeira de Atenção Básica, sempre me mostrou que o usuário primeiramente quer ser  mesmo é:ouvido, percebido,reconhecido e garantido respostas as suas necessidades, e isto não acontece em todas Unidades Básicas de Saúde no Brasil..
Em CURITIBA,  TRABALHANDO NA UNIDADE DE SAÚDE DA MULHER,-SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE CURITIBA -UMA UNIDADE DE REFERENCIA, com uma demanda sempre reprimida de muitas mulheres que vinham inclusive  da área metropolitana buscar atendimento,de cidades próximas buscar atendimento, CRIAMOS  na época UMA SALA  DE ACESSO PARA AS PESSOAS que chegavam e não teriam atendimento no mesmo dia, porém que mereciam ser atendidas pela Equipe de Enfermagem ,  num espaço individualizado quando escutávamos o motivo de sua vinda, ouvíamos  suas queixas , necessidades,  seus sentimentos a desinformação, o que acontecia no seu Município ou no bairro,  e avaliávamos  através da historia dos sintomas,das  queixas e dos  sinais vitais, e no caso de doença, o nivel de atenção que serra indicado: Imediato atendimento(providenciar aonde, que tipo?)), atendimento posterior se seria nesta Unidade  ou acessávamos a Unidade de origem ou se o usuário necessitava penas de suporte de informação, orientação de como ser atendida, aconselhamento em saúde,. Esta metodologia de garantir uma atenção, uma resposta as necessidades dos usuários(as_ promoveu um melhor desempenho na atenção por parte de todos -profissional e paciente.Garantiu  resolutividade, manter o fluxo de atendimento correto, diminuindo a  a demanda para hospitais ou Maternidade.Esta maneira de atendimento fazia os usuários(as-0 sentirem-se  importantes, elevava sua auto-estima, criava um nivel de interação humano apropriado  o nivel de satisfação era percebido imediatamente e  dava-lhe  a certeza que ele não estava sozinho...
Também, orientávamos as mesmas,  sobre como poderia acessar os espaços do controle Social do SUS, informando-lhes os telefones para reclamações, sugestões, ou direito de acessar a Cheia e o Pessoal do Conselho de Saúde da própria Unidade e apoiava esta metodologia dotada.
 Adquirimos confiabilidade dos usuários(as)A DEMANDA reprimida foi  SENDO DRENADA DE MANEIRA CORRETA , de acordo  com que era é  preconizado no SUS
Se o paciente era de outro Município, acessávamos contato com a Regional de Saude da Área metropolitana ou a própria Secretaria municipal da saúde do Município de origem, ou a Unidade de Saude dos bairros em Curitiba.
Este laço de compromisso e garantia do atendimento , dá ao cidadão e cidadã a certeza de que o sistema que ele contribui com parte de  impostos pagos ao governo,tem  respeito pelo mesmos.
 CIDADANIA EM SAUDE DEVE  começar DENTRO DAS PRÓPRIAS  INSTITUIÇÕES  DO SUS

Nota importante; O Conselho Local de Saude esta Unidade composto por representantes da Unidade e representantes dos Movimentos de Mulheres, sempre foi fundamental para garantir o cumprimento do proposto no SUS-
Educando para o Controle Social
BOA TARDE, SÔNIA DE LONDRINA - PARA  TODOS.!


Na próxima materia vamos falar sobre Conselhos Municipais de Saude e Conselhos Locais de Saúde-Cidadania em Saúde uma ação de parceria no SUS


Voce conhece o Conselho Municipal de Saude de  sua cidade?Participe das reuniões como observador, ou envie sugestões para o mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai